sábado, 21 de maio de 2011

Supernatural 6x21/6x22: "Let it Bleed/"The Man Who Knew Too Much" (Season Finale)

Supernatural 6x21/6x22: "Let it Bleed/"The Man Who Knew Too Much" (Season Finale)



Os dois últimos episódios de Supernatural foram exibidos em sequência, portanto, faz todo sentido comentá-los num mesmo post. Apesar de focarem em situações diferentes, os dois episódios se complementam, seja encerrando alguns arcos criados nesta temporada, seja apresentando o começo do que virá pela frente na série. O certo é que para uma temporada com tramas tão embaralhadas (desalmado-Sam, Mãe de Todos, purgatório, guerra civil e etc), o final conseguiu por uma certa ordem na "casa", de forma satisfatória.

Em "Let it Bleed" (6x21), Dean e Sam procuravam uma forma de localizar o Crowley, que havia sequestrado Ben e Lisa, enquanto o Boddy tentava passar na frente de Castiel em sua busca pela "receita" de como abrir as portas do Purgatório, seguindo os relatos do autor H.P. Lovecraft, que já havia brincado disso no passado -- Dean, estou com você, pois não fazia a mínima ideia de quem H.P. Lovecraft era!


Com Castiel seguindo outro caminho, sobrou para Balthazar assumir o posto de anjo camarada e dar uma mãozinha aos Winchester na briga contra o Crowley. Balthazar só concordou em ajudar porque achou que Castiel estava indo longe demais com seu plano, sendo capaz de fazer pacto com o Rei do Inferno e tudo. Mas o Balthazar é mais cauteloso, ajuda até certo ponto e depois se manda. Nada de entrar na briga como Castiel costumava fazer -- mas isso não impediu que ele fosse apunhalado, literalmente, por Cas no episódio seguinte.

A busca de Bobby proporcionou seu reencontro com Ellie, mulher que deu a espada para o Dean matar um dragão episódios atrás. Acontece que Ellie era mais do que um ex-affair de Boddy. Ela era uma alma que conseguiu escapar do Purgatório quando H.P. Lovecraft realizou o ritual. Agora, ela era peça chave para que Castiel e Crowley conseguissem repetir o feito do antigo autor de livros de terror.

Gostei do desfecho dado à Lisa e ao Ben. O propósito deles na série acabou perdendo força depois que o Dean voltou a focar na sua vida de caça-monstros, e vez ou outras eles apareciam para dizer quem ainda estavam vivos e torturar o Dean pela vida que ele teve que abrir mão. Graças ao Castiel, que mesmo sendo rejeitado pelos amigos não recusou ajuda, Lisa foi sobreviveu -- já pensou se o Ben ficasse órfão e o Dean tivesse que tomar de conta dele? Mas além disso, Cas apagou a memória da mãe e do filho, para que eles não lembrassem do Dean em suas vidas. Difícil decisão, e o Dean teve que ser muito forte para tomá-la -- ainda bem que o Sam se calou, porque senão ia dar total razão ao Dean caso ele quebrasse seu nariz!


Passando agora para o “season finale”, episódio “The Man Who Knew Too Much” (6x22)... Não sei dizer se esse final me deixou triste ou intrigado para saber o que virá a seguir. Castiel se tornou um dos personagens favoritos da série, e vê-lo sucumbindo ao "lado negro da força" e declarando-se o novo Deus da “parada”, foi realmente estranho. Isso significa que o antigo Cas não existe mais (!), e no lugar dele ficou esse Deus-Castiel que só deu duas possibilidades aos seus "amigos": devoção ou morte!

O poder de Castiel subiu a cabeça, e agora ele se acha no direito de fazer o que bem quiser. O sentimento de abandono que ele sentiu quando os Winchester não apoiaram seu plano, foi válido. Porém, para mim, se Dean e Sam tivessem comprado a ideia do amigo anjo, e no fim ele acabasse sugando todas as almas, o resultado seria praticamente o mesmo: Cas teria tanto poder nas mãos que sua mente acabaria sendo ludibriada -- talvez não com tanto rancor, mas seria. A pergunta que fica é: como Dean, Sam e Boddy irão lidar com o Castiel agora?

Além disso, também temos que descobrir como ficará o Sam agora que as barreiras que bloqueavam suas memórias do Inferno foram derrubadas -- foi bom ver o Robo-Sam mais uma vez. Pelo pouco que vimos ele mal consegue se manter em pé, mas não aparentou estar tão transtornado ou fragilizado como imaginei que estaria. Vai ver que ele não é tão fraco assim como todos, e até mesmo ele, imaginam... Ou apenas não deu tempo de mostrar todas as consequências do Sam "pacote completo" ainda! Fiquei surpreso com ele apunhalando o Castiel (sorte que ele não é mais um mero anjo) e não entendi como ele chegou ao esconderijo do Crowley tão rápido!

Com Raphael exterminado com um mero estalar de dedos (Cas imitou o que Lúcifer fez com ele) e o Crowley fugindo com o rabo entre as pernas (ele já tinha sido passado pra trás, não queria ser morto), o posto de "vilão" ou rival da próxima temporada certamente será o Castiel -- pelo menos inicialmente. Sabe-se que os anjos continuarão fazendo parte da 7ª temporada, mas não em que capacidade. Nem por quanto tempo o Cas irá permanecer na trama, já que Misha Collins não fará mais parte do elenco regular! Talvez veremos o Castiel em momentos-chave durante a temporada, assim como foi feito com o Lúcifer na 5ª temporada e com a Eve nesta.

Mais uma vez, não sei o que esperar de Supernatural, mas de algum modo a série sempre consegue reconquistar meu interesse (mesmo que não seja tão grande quanto antigamente), então, o jeito é esperar pra ver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário